top of page

Um lugar de fala: A Terapia Psicanalítica como Ferramenta de Transformação

  • Foto do escritor: Psicóloga Luciene Degli
    Psicóloga Luciene Degli
  • 30 de jul. de 2023
  • 1 min de leitura

Ilustração de um sujeito e seus pensamentos

Discutir os benefícios da terapia é muito importante. Ela oferece um espaço no qual você pode experimentar o processo de autoconhecimento, tanto de sentimentos quanto de pensamentos e comportamentos acerca da sua “realidade”. Por vezes, FALAR, para o ser humano que nasce através da palavra, é “O lugar” de liberdade de expressão, onde o sujeito emerge de fato.

Comumente as pessoas só decidem iniciar a terapia quando estão enfrentando dificuldades emocionais como ansiedade, depressão, estresse, frustrações, problemas de relacionamento, perdas, entre tantos outros tantos, como Burnout. O ideal seria que todos tivessem essa oportunidade, mesmo sem motivos aparentes.


Durante o processo terapêutico, você será incentivado a explorar esses sentimentos e experiências. Através da livre associação, e da transferência estabelecida com seu terapeuta, padrões de pensamento e comportamento indesejáveis e recorrentes são identificados.

Ilustração de um sujeito e sua mecânica de pensamento

Já se perguntou por que você faz sempre escolhas que te levam ao “sofrimento”? Ou ainda o porquê de não conseguir fazer diferente? São vários os questionamentos acerca desses porquês.


É importante ressaltar que, durante a terapia, é esperado que uma variedade de emoções surjam. Não é um processo isento de sofrimento, e todas essas emoções são válidas e fazem parte mecanismo de auto-descoberta e ressignificação do sujeito enquanto detentor da sua história... pois já dizia Freud... “quando a dor de não estar vivendo for maior que a dor da mudança, o sujeito muda...


O terapeuta está lá para acompanhá-lo nessa jornada, oferecendo uma escuta atenta, qualificada e compreensiva, para o conduzir a explorar e superar os desafios emocionais que cada um está enfrentando.

Lembre-se, você não está sozinho. Busque ajuda profissional qualificada.


Cuide-se!


 
 
 

Comments


bottom of page