Você sabe o que é Burnout? Conheça um pouco sobre essa Síndrome que afeta muitos trabalhadores.
- Psicóloga Luciene Degli
- 1 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

Parabéns a todos que através do seu trabalho levam o sustento para suas famílias, de forma digna e dedicada. Mas aproveito para lembra que saúde é importante. Invista na sua!
Com a correria da vida, não temos tempo para pensar nessas questões, mas um tema sério está aí para nos mostrar que ninguém está livre. O BURNOUT é mais comum que muitos imaginam e as pesquisas apontam uma crescente no brasil e no mundo, principalmente após o ápice vivido na pandemia nos últimos 3 anos.
Caraterizado como uma exaustão mental, emocional e física vivenciada no ambiente laboral, acentuada pelos casos de assédio no trabalho, o burnout deixa muitos incapacitados para o trabalho ainda que temporariamente.
Nessa relação do sujeito com seu fazer e as relações que dele advém, precisa existir um equilíbrio. É um processo que todos dessa cena precisam estar imbuídos do mesmo objetivo: saúde mental no trabalho para todos.
O burnout começou a ser nomeado e estudado na década de 70 pelo psicanalista norte americano Herbert Freudenberger. Categoricamente foram observados sintomas físicos, mentais e emocionais que variavam desde níveis diversos de depressão, uso abusivo de álcool, irritabilidade, sensação de frustração, taquicardia, dispneia, sudorese, aumento do risco cardiovascular até alterações mais sérias fisiológicas e metabólicas como desregulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenais. Tudo isso levando a um nível de exaustão e esgotamento físico, mental, e emocional incapacitantes. Sendo comum observar redução no rendimento do profissional.
Em casos mais severos o tratamento consiste no afastamento do trabalhador do local insalubre, e acompanhamento com equipe multidisciplinar, com auxílio medicamentoso (quando necessário) e psicoterapia de suporte.
Atuações no local de trabalho também são importantes. Equipe de psicólogos organizacionais podem desempenhar campanhas de conscientização e humanização dos postos de trabalho. Seja uma fonte de equilíbrio e fomento de saúde mental onde atuas! Cuide-se!
Comentarios