Depressão: Um Pouco sobre Essa Ameaça Silenciosa que Assola a Sociedade
- Psicóloga Luciene Degli
- 4 de jun. de 2023
- 2 min de leitura

Você já se sentiu muito triste sem saber o porquê? Pois é, as vezes é mais comum do que imaginamos. Alguém já lhe disse que sua triste é frescura? Então, na maioria das vezes não é.
Nesse momento temos que falar na possibilidade de você estar cursando com um quadro DEPRESSIVO, ou DISTÍMICO.
A distimia inicia-se mais na fase adulta e os sintomas depressivos tornam-se crônicos, perdurando mais de dois anos, porém são menos intensos.
O transtorno depressivo maior pode ocorrer também na infância, é mais agudo, os sintomas apresentam-se de modo mais profundo e vigoroso, entre eles: fadiga, baixa autoestima, angústia, insônia e inapetência (nesses especificamente o inverso também pode ocorrer), dificuldades neurocognitivas (como falta de atenção, dificuldades no aprendizado e de tomar decisões), sentimento de desesperança, irritabilidade ou ainda grande oscilação de humor e isolamento social.
Outros sintomas também podem ocorrer como ideações suicidas nos modos mais graves.

Os motivos podem ser os mais variados, como perda ou luto mal elaborados, alguns transtornos psiquiátricos, estresse, burnout, sobrecarga, problemas de relacionamento amoroso ou interpessoal de um modo geral, ou ainda causas orgânicas, como doenças da tireoide, baixa de algumas vitaminas e outros nutrientes, bem como baixa de neurotransmissores e como transtornos do puerpério.
Como saber?
Buscando orientação e suporte com profissional da saúde mental e um breve checkup médico.
Já ouviram dizer que mente e corpo andam juntos? Pois é! Esse é o segredo. Estar sempre atento a esses cuidados.
Fechando o assunto, como tratar?
Sempre com os profissionais da sua confiança. Nos casos mais leves sem nenhuma questão orgânica envolvida, psicoterapia de suporte deve ajudar.
Nos casos mais graves, além da psicoterapia, suporte médico psiquiátrico com auxílio medicamentoso (antidepressivos, controladores de humor a critério médico), e outros profissionais correlacionados, como endocrinologistas por exemplo.
Afinal vale tudo para manter-se saudável para aproveitar os belos momentos que a vida tem para nos oferecer. Cuide-se!
Comments